Buscar
  • Coletivo Noma

Oficinas e Workshops: troca de expertise dentro do coletivo

Atualizado: 30 de jan. de 2020

A idéia é que as próprias integrantes do coletivo compartilhem sua expertise, mas também convidamos profissionais de fora do coletivo para dividir seus conhecimentos.

As oficinas que acontecem dentro do coletivo NOMA são uma oportunidade para as integrantes expandirem conhecimentos, trocarem experiências e compartilhar saberes.


Inserção no mercado de trabalho

"Até hoje, para uma mulher conquistar espaço no audiovisual foi necessário o dobro do trabalho, o dobro do empenho e muito talento, se comparada com seus colegas homens." Anna Muylaert

Como em todas as áreas, as mulheres encontram dificuldade para se colocar no mercado audiovisual. Sabemos que mundialmente, a representatividade de mulheres atrás e na frente das câmeras é muito baixa em relação aos homens, o que tem como consequência narrativas marcadas por personagens mulheres vazias e estigmatizadas. Quanto a representatividade da mulher negra e lésbica, os dados são ainda mais preocupantes. Partindo da premissa que o audiovisual, seja no cinema, TV, e hoje na internet, são veículos de comunicação que influenciam o modo de pensar da sociedade, temos como objetivo produzir conteúdos em que as mulheres e suas lutas sejam protagonistas.

E para nos mantermos qualificadas e com potencial competitivo para o mercado

de trabalho audiovisual, oferecemos workshops e oficinas técnicas que visam o aperfeiçoamento profissional da nossa equipe. A idéia é que as próprias integrantes do coletivo compartilhem a expertise de sua área de atuação, mas também convidamos profissionais de fora do coletivo para dividir conosco seus conhecimentos. Em nossas oficinas já tivemos nomes importantes que gentilmente nos apoiaram.



Oficina de Cor e Davinci Resolve 1 e 2, com Carol Lopes


Carol Lopes é pós-graduada em fotografia pelo senac-sp. Especialista em imagem digital, fez parte do coletivo Cia de Foto onde desenvolveu trabalhos que questionam o espaço de entendimento das imagens. Trabalhou por um ano no acervo da agência N Imagens e, desde 2013, acompanha e orienta artistas e fotógrafos - em grupo ou individualmente.


Oficina de Câmera Sony, com Renata Pegorer


Renata Pegorer é integrante do coletivo NOMA, formada em Rádio e TV pela  Anhembi Morumbi, é diretora de fotografia e realizou alguns videoclipes e curta-metragens. Junto com May Manão criou a Diva Maria filmes que tem como foco conteúdos que dão visibilidade à projetos feitos por mulheres. 


Oficina de Captação de Som direto, com Marília Rezende


Marília Rezende é graduada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, com sanduíche em Film na San Francisco State University e curso em Roteiro pela Academia Internacional de Cinema. Em 2018 tornou-se mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atua desde 2014 nas áreas de redação de texto, escrita de roteiros e captação de som para produtos audiovisuais.


Oficina de captação de som direto com Marília Rezende.


As oficinas são um espaço importante de troca de experiências e informações com profissionais qualificadas, que nos ajudam a nos desenvolver como profissionais e expandir conhecimentos sobre outras áreas.

33 visualizações0 comentário